Análise: TV Digital Portátil AOC TPD-100

Não, não ganhei um de presente da AOC para fazer seu review, mas bem que poderia ser o caso, afinal, cavalo dado… Apesar de gostar e trabalhar com tecnologia, não sou tão famoso como a competente Garota sem fio e também não me considero um aficcionado por apetrechos tecnológicos. Mas este aparelho me impressionou a ponto de querer escrever um pouco sobre minhas percepções a seu respeito e, quem sabe, ser útil para alguém que esteja procurando alguma opinião sobre televisores portáteis que captem sinal digital para o único grande objetivo desta época de 2010: A Copa do Mundo.

AOC TPD-100Há algumas semanas recebi a tabela com os horários de todos os jogos da Copa. Logo em seguida soube que Globo e a Band transmitirão quase todos eles ao vivo. Descobri também que boa parte dos jogos das seleções será no meio do dia (11h ou 15h30), ou seja, seria impossível estar sentado no sofá comendo pipoca. Logo, eu precisava arranjar uma forma de assistir aos jogos. Sim, o futebol é uma das grandes paixões de minha vida, e deixar de assistir a todos os jogos do grande evento do futebol mundial é uma opção fora de cogitação.

Pesquisei por USB TV 1Seg, USB TV Fullseg, GPS com TV Digital e acabei optando pela TV portátil TPD-100, da AOC , afinal, as duas primeiras opções me exigiriam um computador para funcionar e, mesmo que fosse um netbook, já seria peso a mais para carregar. Procurei algumas opiniões na Internet e não encontrei. Apenas um simples e eficiente review pelo pelo pessoal da PCWorld. Dei um passeio pelo Boulevard Monti Mare e lá encontrei alguns modelos Xing Ling na faixa de R$240-R$280. Mas, ao segurá-los, algo me dizia que não durariam mais do que treze minutos em minhas mãos (risos).

Em buscas pelo Google encontrei este modelo, feito por uma marca famosa e a um preço acessível. Comprei-o no site Compra Fácil após conseguir um desconto pela utilização de uma bandeira de cartão específica. Eles prometeram que seria entregue em três dias e, três dias depois, chegou o produto em casa. Ponto para o Compra Fácil.

Unboxing

Ao abrir a caixa, impressionei-me com o tamanho e a espessura do televisor. Ele é realmente extremamente fino (1,1cm) e possui um tamanho perfeito para ser chamado de portátil. Ele vem com uma antena escondida em seu interior e basta puxá-la para ampliar a recepção do sinal. Lateral esquerda lisa, apenas com o texto “1SEG PORTABLE TV”. Em sua lateral direita, entrada para o carregador, fone de ouvido e botão liga-desliga. No topo, botão menu e botões de volume e canal. Além do próprio aparelho, a caixa traz fone de ouvido, carregador/adaptador AC, alça de transporte e manual de utilização.

Tela

Muito reflexo.

Sua tela de LCD com 3,5 polegadas também é ideal para a exibição de vídeo em formato 320×240. Pausa: o primeiro tempo de França vs Uruguai acabou de acabar (sim, estou assistindo à Copa nesta TV neste momento). A tela também possui um brilho interessante e pode ser vista normalmente em ambientes internos com qualquer tipo de iluminação. Em ambientes externos a visualização fica um pouco complicada devido à alta reflexividade da tela. Em uma caminhada pela represa do Guarapiranga tirei esta foto para mostrar como fica.

Adaptador AC

O aparelho vem com uma bateria interna (e não removível) que dura cerca de quatro horas. Em testes realizados pela PC World, ela durou três horas e meia. O adaptador (5V) funciona em redes elétricas de 100 a 240V. Algo bem pensado para viagens.

Alça de transporte

A alça, que serve para assegurar o vaivém da televisão, também é multitarefa. Ela vem com uma parte plástica que pode ser encaixada na parte traseira do aparelho e, desta forma, permitir que a TV fique inclinada sobre alguma superfície, com um ângulo de visão bem interessante.

Funções

Logo ao ligar o aparelho, inicia-se uma busca automática por canais. Na região da Avenida Paulista, em São Paulo, foram encontrados onze canais (Cultura, SBT, Globo, Record, Rede TV, Gazeta, Band, Mega TV, Rede Vida, NGT e TV Justiça). Todos, sem exceção, com excelente qualidade de recepção de áudio e vídeo. Podem ser selecionados os idiomas português, inglês e espanhol para a exibição das interfaces. Há listagem da grade de programação de cada canal e também podem ser habilitados os recursos de closed-caption e SAP.

Fone de ouvido

Por algum motivo desconhecido, a AOC optou por construir o dispositivo com entrada P1 ao invés da P2, comum a 99,9% dos eletrônicos que possuem saída para fones de ouvido. Logo, para utilizar aquele seu fone com mais qualidade ou mesmo o branquinho do seu iPod, você terá de comprar um conversor em alguma loja especializada ou no Mercado Livre. A qualidade do som é mediana, ou seja, não chega a comprometer. Vale lembrar que a tevê também possui um alto-falante na parte traseira. Este, sim, é mono e produz um som de baixa qualidade. Então, utilize o fone de ouvido.

Avaliação final

Estou muito satisfeito com esta TV. Para quem já viu as antigas portáteis analógicas (típicas de Kombi e banquinhas de jogo do bicho) e teve de brigar com a posição da antena ou até apelar para o Bombril para achar uma imagem boa, a tecnologia digital é um grande avanço mesmo. É óbvio que pode notar-se uma leve perda em imagens com movimento rápido, mas isto se deve à compressão feita durante a transmissão e não chega a comprometer. Não cheguei a assistir a um jogo de tênis em saibro para ver se a bola some, mas, pelo menos nestes África do Sul vs México e França vs Uruguai, a Jabulani ficou bem visível.

Prós
– Tamanho
– Portabilidade

Contras
– Não vem com capa/case de proteção.
– Plástico que protege a tela já veio cheio de riscos. Tive de removê-lo assim que chegou.

Especificações

Tipo de transmissão ISDTV (1-seg)
Recepção de canais UHF 14 ~ 69 ch
Codec vídeo H.264 (MPEG-4 / AVC)
Display 3,5″ TFT-LCD – 320×240
Diagonal visual aproximada 8,7cm
Taxa de quadros 5, 10, 12,24 e 30 fps
Resoluções 320×180, 320×240, 160×120, 160×90
Codec de áudio MPEG4 AAC+@L2
Alto-falante interno mono (500mW)
Alimentação de entrada DC 5V
Bateria 1080Ah/Lítio-polímero
Peso 87g
Dimensões (mm) L 96 x A 73 x P 11
Recarga da bateria até 3,5 horas (com fones de ouvido)
Duração da bateria de 3 a 4 horas

26 Comments

  1. Cláudio Vieira

    9 anos atrás

    Bom dia, muito bom o seu comentário sobre a tv.

    A imagem é muito boa, porém o controle de qualidade da AOC na fabricação desta TV realmente fica a desejar.
    A minha também veio com o plástico cheio de riscos, quando removi infelizmente o visor também estava arranhado.
    Um abraço e parabéns pelo review!!!

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Olá, Cláudio! Obrigado pela mensagem 🙂 Realmente o plástico cheio de riscos assustou quando abri a caixa. No meu caso, felizmente, o visor não tinha nenhum arranhão. Minha sugestão é comprar uma película protetora (da mais fina e translúcida possível) para evitar acidentes, ainda mais porque, como disse na análise, a TV não vem com um case… bem que eles poderiam colocar junto um de neoprene ou mesmo uma bem simples de veludo.

      Reply
  2. Sandra

    9 anos atrás

    Depois que li sua avaliação sobre esta tv , acabei comprando. Estava em dúvida a respeito da qualidade da imagem e também sobre a bateria e se tinha ou não adaptador AC.
    Uma pergunta Claudio ( sou ansiosa e comprei pela internet): na entrada do fone de ouvido, posso colocar uma caixinha de som?
    Obrigada pelas informações.

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Olá, Sandra. Que bom que a análise lhe foi útil 🙂 Sim, você pode, pela saída de áudio, “exportar” o áudio para qualquer dispositivo que desejar, seja para ligar na entrada de áudio do seu notebook, de seu aparelho de som ou até de um speaker (caixinha de som) qualquer. Mas, como mencionei no texto, a saída é no formato P1, menor que o padrão encontrado nos dispotivos de áudio (P2). Então você precisará de um adaptador. Aqui está um exemplo de onde você pode comprá-lo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-118929506-adaptador-plug-fone-ouvido-p1-p2-25-p-35mm-mp3-mp4-nokia-_JM

      Reply
  3. Jorge

    9 anos atrás

    Poderia informar se vc fez teste de recepção em outras regiões alem da av. Paulista? pois tentei com aqueles que são do tipo Pendrive mas a recepão é muito ruim, to pensando em comprar um deste tipo mas a experiencia com outro tipo me deixa em duvida.

    grato

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Olá, Jorge! Como mencionei na análise, testei na região da represa do Guarapiranga e também próximo ao autódromo de Interlagos (ambos na região sul). Hoje fui fazer a inspeção veicular ambiental de meu carro na região do Jaguaré (zona oeste) e lá funcionou perfeitamente também. Um abraço!

      Reply
  4. Sandra

    9 anos atrás

    Minha tv portátil OAC chegou hoje. Valeu suas dicas, pois estou bastante satisfeita, a imagem é ótima e até o som não é tão ruim assim. Valeu, obrigada.

    Reply
    • marthos

      9 anos atrás

      qual loja ou email vc comprou a sua tv aoc digital
      eq nao consigo achar

      Reply
      • rodger

        9 anos atrás

        Comprei pelo site CompraFacil.com, mas isso foi em 2010. Não sei se ainda está disponível.

        Reply
  5. Ismael

    9 anos atrás

    Parabens pelo relato da analise muito bem explicada, a minha tpd100 chegara daqui
    10 dias.

    Abraços

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Olá, Ismael. Que bom que a análise lhe foi útil. O melhor foi saber que, mesmo depois que a Copa acabou, continuarei carregando esta tevezinha todas as quartas-feiras comigo. Na faculdade, à noite, nada como curtir o jogo do horário nobre no Brasileirão 2010 🙂 Abs.

      Reply
  6. Janaina

    9 anos atrás

    õnibus.Oiii!!
    Adorei sua análise.
    Tô pensando em comprar essa tv para ver a nova versão da novela Tititi que vai passar bem no horário em que estou no ônibus. Fiquei na dúvida. Ela vem ou não com fone? Vc disse que a entrada é P1 mas vem um fone compatível? Obrigada.

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Olá, Janaína. Que bom que gostou da análise! Sempre é bom saber que o texto foi útil para alguém. Quanto à pergunta, sim, a TV vem com um fone compatível com a entrada P1 e com aquelas espuminhas para não machucas o ouvido e também para fornecer um pequeno nível de isolamento sonoro (o que sempre ajuda, principalmente dentro dos nossos barulhentos ônibus). Se só faltava isso para você decidir, pode ficar tranquila 🙂 Um abraço!

      Reply
  7. Débora

    9 anos atrás

    Oeeee ,

    Adorei as informações da TV … agora vou comprar !!!
    Tb quero curtir no ônibus

    Valeu .

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Que legal, Débora! Vou avisar a AOC para começar a me pagar uma comissão… Já contribuí para a venda de milhares de tevezinhas ehehe Abs 🙂

      Reply
  8. KENIO

    9 anos atrás

    ola amigo gostei muito moro en Recife tinha duvida e encompra agora não tenho mais vou compra, só mais uma duvida ela ven con carregado portatio ?? abraço

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Olá, Kenio. Ela vem com o carregador sim. E, só para lembrar, ele é bivolt. Abs! 🙂

      Reply
  9. JUNIOR FANNO

    9 anos atrás

    OLÁ KENIO, TENHO UMA DÚVIDA, COMO EU FAÇO PARA TIRAR OS CANAIS BLOQUEADOS
    DEVIDO ELES SEREM IMPROPRIAS PARA MENORES :
    EX 12, 14,16 FICAM NA TELA E NAÕ CONSEGUIR TIRAR.

    Reply
  10. kelly

    9 anos atrás

    gostaria de saber por que as vezes o sinal digital pega por alguns segundos e para eas vezes demora

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Olá, Kelly… Existem locais de minha casa em que o sinal fica bem fraco… Neste caso eu fico procurando a melhor posição da antena ou região de menor interferência possível. Por tratar-se de um aparelho portátil, sua antena também não possui uma excelente qualidade de recepção. Mas, no geral, não tenho problemas com a recepção do sinal. A regra que utilizo é simples: se o sinal está ruim, mudo a posição da antena, se não melhorou, troco o aparelho de lugar (um metro pra cá, pra lá… etc) rsrs

      Reply
  11. Carla Alves

    9 anos atrás

    Boa noite, gostei do seu relato e estou pensando em comprar uma para dar de presente de natal para meu pai, mas tenho dúvidas: Só tem como ouvir com fones de ouvido? e a outra dúvida é, não entendi muito bem quando você disse que o aparelho vem com uma bateria interna e não removível e sobre a recarga da bateria até 3,5 horas com fones de ouvido como assim ? Abraços e obrigada.

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Olá, Carla. A TV também possui um speaker, ou seja, você escuta muito bem o áudio mesmo sem fone de ouvido. Agora, eu que não entendi muito bem sua dúvida a respeito da bateria. Mencionei este texto apenas para informar que ela dura cerca de três horas e meia antes de ser necessário o recarregamento. Caso tenha alguma dúvida, avise, ok? Abraços 😀

      Reply
  12. Carla Alves

    9 anos atrás

    Ah.. sim , entendi. Agradeço muito sua atenção, não tenho mais dúvidas. Vou comprar. Tenha um ótimo natal e um maravilhoso ano novo.

    Reply
  13. Catiúscia

    9 anos atrás

    Olá, boa noite!
    Nossa, adorei as informações sobre a tv, afinal faz tempo que tô de olho nesse aparelho, mas tenho uma dúvida a respeito dela:
    Moro numa cidade do interior da Paraíba e por aqui não tem sinal digital, será que ela vai funcionar? Será que vai pegar algum canal?
    Abraço, aguardo resposta

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Olá, Catinha. Se não existe sinal digital por aí, não compre a televisão. O sinal é fundamental para que ela seja útil, ok? Antes de comprar qualquer aparelho do tipo verifique a disponibilidade do sinal digital em sua região. Um abraço 🙂

      Reply
  14. Catiúscia

    9 anos atrás

    Valeu, muito obrigada!
    Livrou-me de perder “meu suado dinheirinho”, rsrsrsrs
    Grande abraço!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *