A Tok&Stok e seu infindável descaso com o consumidor

Tok & Stok. Tok no seu bolso. Stok no nosso.Por que será que uma empresa de renome como a Tok & Stok simplesmente se recusa a agir da forma correta com um consumidor? Eis a resposta que tenho procurado nas últimas semanas. Nada como escrever para desabafar, analisar o fato e, principalmente, alertar outros prováveis compradores para que não venham a passar pela mesma experiência pela qual passei.

Logo nos primeiros meses após meu casamento fui com minha esposa à loja da Tok & Stok na Avenida Ibirapuera, em São Paulo, para procurar um armário para nossa cozinha. Encontramos uma bela cozinha modular exposta na loja e nos apaixonamos de cara por ela. Branca, com as portas de vidro. Linda. Como nossa cozinha era menor do que a apresentada na loja, iríamos comprar apenas alguns módulos. Começamos a nos aventurar com a calculadora e as centenas de etiquetas presentes em cada pedaço de madeira (quem já foi à Tok & Stok sabe como é) para advinhar qual seria o preço do que desejávamos. Após perceber que mesmo as poucas peças que desejávamos ficariam com um preço salgado, decidimos por comprar apenas um módulo naquele momento. Um armário suspenso que utilizaríamos para colocar pratos, copos e outros presentes recebidos de amigos e padrinhos. Apesar de doer o bolso (apenas aquele módulo suspenso, com duas portas, tinha o preço de cerca de 60% de algumas cozinhas completas, sem hiperbolizar) decidimos pela compra. Após terminarmos de pagar iríamos ao próximo. O brasileiro e esta mania de parcelar as coisas…

Alguns meses se passaram, a aguardada última parcela chega, é paga e.. voilà! Já podemos comprar o próximo módulo. Afinal, precisamos de mais espaço na cozinha para guardar as outras coisas, principalmente aquelas que ainda estão nas caixas recebidas na época do casamento.

Em um belo domingo ensolarado voltamos à loja para procurar a próxima compra. Decidimos que, depois do armário suspenso, era a vez de um armário. Será que eles ainda produzem os móveis com este design? Foi um risco que corremos caso aquela cozinha saísse de produção. Felizmente não foi difícil encontrar. Deve ter boa saída. Vimos o armário, analisamos o espaço interno e, após alguns momentos, um vendedor aproximou-se perguntando se tínhamos alguma dúvida:

– Boa tarde, possso ajudar?
– Sim, nós compramos há algum tempo um dos módulos suspensos, com duas portas, e agora queríamos ver este armário. O preço é a soma destas etiquetas?
– Isso mesmo. Considerem o valor “com instalação” pois a equipe da Tok & Stok vai à sua residência e instala o móvel.
– Perfeito. Ah.. Ele acompanha estes pés?
– Sim, você pode instalá-lo na parede ou, se preferir, pode deixar com os pés.

Neste momento olho para a esposa e em uma rápida troca de palavras decidimos por utilizar os pés, sem pregá-lo na parede, afinal, o apartamento em que morávamos era alugado e não pretendíamos ficar muito tempo lá. Também não gostaríamos de ficar furando a parede e, principalmente, o móvel. E um outro motivo inusitado. Quando solteira, minha esposa quase perdeu sua linda cachorrinha, a Basset Hound Meggy, pois ela dormia sob um armário como esses (obviamente não com o selo de qualidade Tok & Stok) preso à parede. O que definiu sua salvação foi que, no momento em que o móvel caiu, ela não estava embaixo dele.

– Perfeito. Vamos levar este módulo.

Alguns momentos preenchendo formulários, fornecendo número do cartão de crédito e – ao som de uma caixa registradora (risos) – mais seis parcelinhas em prol da felicidade marital (mais risos). Mulheres adoram uma cozinha linda. Obviamente que eu também tinha gostado muito dela.

A primeira desagradável surpresa veio no primeiro dia após a instalação do módulo. Um de seus pés simplesmente quebrou: ao tentar abrir o armário para guardar uns copos, ele apresenta sinais de labirintite, sem conseguir se equilibrar. Ligamos para a Tok & Stok, que marcou uma data para análise técnica. Após a tal da análise, marca-se outro dia para o conserto. Nesse ínterim entre a visita técnica e a marcação do conserto recebemos uma interessante oportunidade para nos mudarmos para uma casa. O Charlie (nosso lindo West Highland White Terrier) já estava com três meses, crescendo rápido, e seria ótimo para nós e para ele ter o espaço de uma casa para poder se divertir.

Com a mudança de planos ligo para a Tok & Stok, informo a situação e peço que façam o conserto na nova residência. Ponderei a situação e achei coerente consertar o pé do armário na nova casa, afinal, ele seria transportado dentro de poucos dias. Disse à Tok & Stok que ligaria assim que tivesse mudado. Com as dores de cabeça inerentes à mudança passadas, ligo para a loja e marco a data para o conserto. Uma equipe foi à minha casa, consertou o pé quebrado e, pronto, tudo resolvido.

Agora, assim como fazem filmes e novelas, utilizarei uma expressão para situar o leitor: “Seis meses depois…”

Em uma calma noite em São Paulo, voltando para casa após uma hora do sagrado treino semanal de Krav Magá, recebo uma ligação de minha esposa. Sua voz indicava algo não muito bom:

– Amor, o armário caiu! Quebrou tudo!
– Que armário?! O do quarto?
– Não, não é o guarda-roupas! É o armário da cozinha, da Tok & Stok!
– Mas como?

(E eu nessa hora pensava que fazia meros dois dias que havia pago a última parcela dele)

– Estava na sala vendo tevê quando levei o maior susto da minha vida. Ele tombou pra frente e tudo que estava dentro quebrou!
– Fique calma. Daqui a pouco estarei aí.

Após registrar o incidente em fotos, acessei o web site da Tok & Stok e li a primeira boa notícia: havia cobertura da garantia. Acalmei minha esposa e, no dia seguinte, liguei para a loja. Assim como o atendimento à época do pé quebrado, a Tok & Stok foi muito pronta em agendar uma data para análise técnica. Manhã chuvosa, acordo atrasado para ir ao trabalho e resolvo aguardar a equipe para presenciar a tal da análise. Os dois rapazes olham, veem o “estrago” feito e me perguntam:

– Não estava presa na parede?
– Não.
– Mas este móvel precisa ser fixo na parede.
– Quando o comprei o vendedor me disse que era opcional, ou seja, eu poderia tanto utilizar os quatro pés ou prendê-lo na parede.
– … (troca de olhares entre os técnicos)

Nesta hora já imaginei que o pior viria. Intuição? Talvez. Tentei dizer que ainda havia uma caixa grande de papelão cheia de cacos das louças quebradas mas disseram que isso não era com eles. Ofereci um guaraná ou copo de água para os dois. Não aceitaram. Agradeci, me disseram que receberia uma ligação com o parecer da Tok & Stok e… tenha um bom dia.

Passam-se vários dias e não recebo ligação da Tok & Stok. Mais outros dias se passam e finalmente chega a ligação.

“Senhor, gostaria de informar que a Tok & Stok não cobrirá os danos causados ao móvel porque o móvel não foi instalado de forma correta”.

Não é possível… Será que os caras não entenderam nada do que eu disse? Pelo telefone dei um copiar e colar no diálogo que tive com os técnicos e solicitei uma reanálise. Já nervoso com a situação disse que esperava uma posição mais correta de uma loja com a reputação da Tok & Stok. Disse que desejava resolver esta situação de forma simples e rápida e que, se fosse necessário, buscaria os meios legais e burocráticos para ser ressarcido do prejuízo que não havia sido causado por mim.

Creio que está bem claro que se estou escrevendo este minucioso post sobre a questão é porque o final – até o momento – não é feliz. Não mesmo. Após a reanálise, foi a vez deles de dar o copiar e colar na ligação anterior. É, só rindo pra não chorar. Um funcionário que a) não sabia uma informação crucial para o bom funcionamento do produto ou b) esqueceu-se de informar o consumidor de um “mero” detalhe. Veredicto: o consumidor é o culpado. E olha que eu ainda insisti mas foi em vão. Afinal, ela era apenas a informante de uma decisão já tormada pela última instância da loja.

Prezada Tok & Stok, você diz que eu sabia desta informação e simplesmente ‘não quis  instalar o armário na parede. Se esta era uma informação tão importante, vital para que o produto durasse mais de seis meses, você acha que eu, que não sou rico, iria arriscar jogar no lixo mil e seiscentos reais pagos em seis longas e demoradas vezes? Outra coisa, se esta informação fosse tão óbvia, eu deveria acreditar que toda mesa e cadeira produzidas pela Tok & Stok também deveriam ser presas à parede, certo? Afinal, elas também tem quatro pés. Os pés do armário são somente decorativos ou meros coadjuvantes, para os outros móveis da cozinha não o chamarem de aleijadinho?

De minha parte, primeiramente alguns tweets para alertar a comunidade web. Em seguida decidi entrar em contato com um advogado para receber orientação quanto aos próximos passos. E, agora, enquanto faço a juntada de documentos, notas fiscais, fotos etc, decidi escrever um post com os objetivos mencionados no primeiro parágrafo.

Já me sinto mais leve. Espero que o juizado de pequenas causas faça sua parte. Independentemente do resultado, algumas decisões foram tomadas e fatos consumados:

– A Tok & Stok perdeu um cliente. Apesar de produzir o trabalho de excelentes designers brasileiros de produto, imagino que a loja utilize produtos de baixa qualidade ou simplesmente não prepara seus vendedores corretamente. Bastava fazer o correto e eles teriam um cliente que passou por maus momentos com a quebra de um móvel e outras dezenas que estavam dentro dele mas, ao final, agradeceu à loja por reconhecer uma falha no produto ou em seu atendimento. O que eles têm agora é alguém que fará questão de não recomendar seus produtos.

– Pela importância da loja e seus públicos-alvo (A e B), imagino que eles não sentirão saudades de mim e muito menos me enviarão um cartão de natal. Mas suas campanhas via e-mail não páram de chegar à minha caixa de entrada. De qualquer forma, espero que algumas pessoas encontrem este post ao digitar “Tok & Stok” no Google. Aliás, hoje fiz isso e na primeira página de resultados já vi que não estou sozinho: O mau atendimento da Tok & StokRafael reclama da Loja TOK STOKTOK&STOK: quero minha mesa consertada!!!!Garantia não cumprida e muitos outros textos pela Internet. Este último teve um fim bem típico da loja. A garantia é fictícia. Eles sempre arranjam um jeito de culpar a vítima. Veja só o que o comentário final do consumidor: “Mais uma vez a empresa demonstrou não ter a menor consideração com o cliente, pois disse que havia reaberto a solicitação enquanto que, na verdade, ela colocou o número de protocolo já anteriormente encerrado sem dar nenhum retorno ao cliente. Pensem 10x antes de comprar lá, já que a garantia da loja não é cumprida se não forem tomadas medidas legais junto aos órgãos de fiscalização dos direitos do consumidor“.

– Se ao menos um pensar duas vezes antes de comprar lá já valeu a pena (Pela mensagem do cliente acima, acho melhor pensar no mínimo dez mesmo!).

– Aprendi que devo procurar mais pelo BBB (Bom, bonito e barato). E não o bonito, ruim e caríssimo. Enquanto eu escrevia este texto lembrei-me de um caso interessante. Um marceneiro foi à minha casa alguns meses antes do incidente arrumar a porta do armário do banheiro. Quando passou pela cozinha perguntou onde e quanto eu havia pago pelo armário. Ao dizer o valor ele sorriu negativamente e me disse que faria um igual pela metade do preço. Ao ver o portfolio do marceneiro, um cara humilde e conhecido pela vizinhança, me arrependi de não tê-lo conhecido antes. “E olha que faço com madeira boa, não isso!” Disse enquanto dava umas batidinhas na parte interna do armário.

E, para finalizar, minha sugestão à loja. Por que não entrar no ramo funerário? Os públicos A e B são exigentes e creio que a qualidade do material vendido pela empresa adequar-se-ia muito bem às demandas por caixões fúnebres e túmulos com aquele design inigualável, com a cara clean que só a Tokstok tem. Seriam os típicos sepulcros caiados. Lindos por fora e por dentro… pois é. A vovó sempre vem com as palavras de sabedoria: “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

E, para finalizar, minha sugestão à loja. Por que não entrar no ramo funerário? Os públicos A e B são exigentes e creio que a qualidade do material vendido pela empresa adequar-se-ia muito bem às demandas por palitós de madeira e saunas for (dead) men com aquele design inigualável, com a cara clean que só a Tok&Stok tem. Seriam os típicos sepulcros caiados. Lindos por fora mas, por dentro… pois é. A vovó sempre vem com as palavras de sabedoria: “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

24 Comments

  1. André BS

    9 anos atrás

    Bom saber disso…
    Eu já havia optado por não comprar na Tok&Stok, mas sim na ETNA que, além da ótima qualidade e preço justo, quando precisei usar a garantia, o atendimento foi melhor do que o esperado.

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    • Elisabete Silvia Petrorossi

      9 anos atrás

      Quando me casei, há muitos anos atrás, comprei um jogo de cama desta empresa. O material era feito de uma madeira de reflorestamento, que não resistiu aos primeiros impactos. Penso que a T.S. tem coisas muito bonitas, que enchem os olhos, mas devemos ter cuidado, com a qualidade dos materiais que deixam muito a desejar.

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  2. Heloisa

    9 anos atrás

    Pois é amigo. Moro em Curitiba-PR, e aqui o atendimento da TOKSTOK não é nada diferente. Sempre gostei muito dos móveis da loja, bonitos e de bom design; portanto fiz diversas compras na loja. Mas costumo dizer a todos os meus amigos e conhecidos, que comentam sobre a possibilidade de comprarem algo lá, para se prepararem pois os móveis são bonitos mas a loja simplesmente “não possui pós-veda”. Digo isso pq na hora da compra tudo é lindo e maravilhoso. Depois q te entregam o produto a dor de cabeça começa e não termina mais. Jà comprei uma luminária que, ao abrir a caixa quando cheguei em casa, estava com o protetor da lâmpada quebrado… adivinha se trocaram… hahahaha. Comprei uma cúpula para a lâmpada da minha sala… linda e cara. Ao abrir a caixa quando cheguei em casa, mais uma vez… me ferrei. Mas o piór foi meu sofá… Comprei um sofá, que achei simplesmente lindíssimo e… caríssimo. Pedi para entregarem e paguei um valor bem salgadinho (pois o valor da entrega é proporcional ao valor do produto). O sofá estava embalado em um pano que por sua vez estava “grampeado” (isso mesmo, o pano estava grampeado) na madeira do sofá (em baixo). Os grampos foram retirados numa súper velocidade com a ajuda de chaves de fenda e os dois entregadores logo foram embora. Após me despedir deles no portão voltei para apreciar meu sofá novo e quando olhei a lateral que estava voltada para a parede, adivinha… tinha um “furo” no couro… feito com chave de fenda! Liguei para a loja, mandaram um técnico analisar depois de três dias. Como eu estava no trabalho pedi para meu pai atende-lo. O técnico olhou o furo, olhou para o meu pai e deu uma risadinha e disse “ela nos ligou por causa desse furinho?” e depois de mais uns cinco dias lá veio o e-mail com o parecer da tokstok dizendo que eu já havia assinado o termo de entrega e que nele dizia q eu tinha verificado o produto e q estava intácto quando o recebi… ACREDITA?! Liguei várias vezes pra lá tentando falar com a gerente mas ela nunca estava. Deixei recados para ela me retornar e nunca retornou. Mandei e-mails para o endereço dela e nada de retorno. Simplesmente me ignoraram totalmente… Veja, eu tinha ligado para a loja imediatamente após a entrega do sofá! Será que acharam q após a saída dos entregadores eu procurei uma chave de fenda e furei meu rescém adquirido sofá que me custou 1.800 reais de propósito? Ah, fala sério né! Talvez tenha sido erro meu mesmo em não ter imaginado que eles poderiam furar meu sofá e ficarem quietinhos e ter assinado o termo de entrega sem olhar todos os lados do sofá… “que cliente ingênua… já devia esperar por isso”. Resumindo, não me deram nenhum retorno… se eu errei em assinar o termo sem olhar eles no mínimo deveriam ter me ligado e dito que melhorariam o sistema de entrega ou talvez me devolvessem o valor da tacha de entrega… sei lá. Enfim, pra mim essa foi a gota d’água. Perderam mais uma consumidora… Hoje faço questão de não indicar a loja para todos que conheço.
    Portanto, se vc que está lendo este post gostar de algum produto da loja e fizer questão de adquiri-lo, lembre-se: a loja não possui pós-venda. Pegue nas mãos o produto q comprou e olhe todos os detalhes antes de leva-lo para casa. Se vc escolher algo no estande e lhe entregarem fechado em uma caixa, abra-a, confira o produto antes de leva-lo. Não pague a entrega… eles são péssimos nisso. Pague qualquer outra empresa para fazer o transporte e a montagem, vai ser mais barato. E o mais importante, se vc adquirir um produto muito caro, esteja disposto a entrar na justiça para reaver o dinheiro perdido, caso ocorra algum problema com o produto, pois a loja não vai dar a mínima pra vc.

    Abraços

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    • admin

      9 anos atrás

      Pois é, Heloísa… O ideal é tornar público esse senso comum de insatisfação com a Tok&Stok. E esperar que, de alguma forma, eles melhorem – muito – o atendimento ao consumidor. Até lá (e se o “lá” chegar) continuo a não recomendar a loja para ninguém. Já colhi alguns poucos bons frutos. Poucos, porém valiosos. Obrigado por sua mensagem!

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  3. Bruno

    9 anos atrás

    Esse país é uma brincadeira, ou como fala o Simão, o país da piada pronta! Quando é que as empresas vão respeitar e ouvir o cliente? Ao invés de tratá-lo como um inimigo depois que compram, como se nós estivéssemos tentando se aproveitar da empresa, isso não existe, é um absurdo, só aqui mesmo… Como a grana tá curta por aqui, acabamos de mudar, reformas, etc… optamos por aproveitar melhor o dinheiro e comprar móveis da Casas Bahia, assim poderíamos resolver com urgência o básico necessário para acomodar as coisas, e, mais pra frente, aos poucos iríamos comprando móveis de melhor qualidade. E olha só o que descobrimos, a Casas Bahia é rápida, geralmente entregam em 2 dias úteis (com frete grátis), coisa que a Tok Stok não tem. Depois de mais 2 dias úteis vem os montadores, montam o produto (também sem cobrar) e tem uma garantia de 6 meses. (para garantia de um ano acho que tem que pagar algo a mais). Enfim, eles tem melhorado o design dos móveis, tem armários com linhas mais simples, mais modernos, a única coisa que pecam é não ter opção com acabamento pintura fosca, sempre aquelas coisas com muito brilho, sabe? Pq a maioria do público-alvo deles gosta de bastante brilho, coisas reluzentes. Mas tudo bem, compramos um armário de cozinha Natalia com vários módulos em R$799,00, um de escritório Inensy R$299 e um de lavanderia Gigante R$299 tudo em 10x sem juros (contra apenas 4x sem juros que a Tok Stok oferece,o parcelamento deles depende do valor, se vc gastar mais que R$ 2.000 talvez aumente o número de parcelas, não sei ao certo). Os armários não são aquele espetáculo de acabamento, mas são elegantes e espaçosos, mas por este preço meu amigo, está ótimo!!! E, a garantia funciona sim! O da cozinha, uma gaveta emperrou, agendamos a visita, o técnico veio, verificou o defeito e solicitou nova peça à fábrica Bartira (fábrica de móveis do grupo Casas Bahia), e após uns 7 dias ele voltou com uma peça nova, substituiu um tampo e os trilhos e pronto, gaveta indo e vindo normalmente, sem emperrar. Se o móvel durar mais de 2 anos e um dia quisermos dar uma cara mais legal pra ele, é só pintarmos com uma tinta fosca… ou então, se tivermos com grana mesmo, comprar daquele site http://www.meumoveldemadeira.com.br. Os moveis são sensacionais! Bom pelo menos olhando no site, não compramos nenhum ainda pra saber da durabilidade e acabamento, mas pelas fotos, parecem ter ótimo acabamento. Uma queixa sobre a Tok Stok que tenho pra fazer é que o site deles é muito ruim, toda hora dá uma msg que expirou a sessão… semana passada fui tentar comprar um produto, nas 5 tentativas de efetuar o pagto, dava erro na página de cartão de crédito, aí liguei pra lá (várias tentativas, os telefones estão sempre ocupados) consegui falar com um vendfedor que falou que poderia fazer a compra pelo telefone… ok, em 5 minutos achei que tinha sido resolvido e que o produto (2 cortinas) chegarim em 6 dias… não chegaram… liguei lá pra saber o que aconteceu e simplesmente não constava nenhum pedido… tive que fazer de novo o pedido. Agora espero que dê certo… Essas coisas, as empresas tem que ouvir o consumidor, tem que ter um pós-venda ótimo… falando isso lembrei dos montadores da Casas Bahia, pq perguntei pra eles se o chefe deles era bom com eles… eles falaram não temos o que reclamar e ainda ganhamos bem pra fazer o que fazemos. Ou seja, me pareceu um sistema que funciona, móveis baratos, com frete grátis e montagem grátis + garantia de 6 meses que cumprem a função proposta, apesar de não ser móveis finos, enfim, é uma opção pra quem tá com a grana curta e precisa resolver as instalações de sua casa.

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  4. DAMÁZIO SANTOS

    9 anos atrás

    Relato minha indignação com a organização, o atendimento e a falta de compromisso e respeito com o cliente que obtive por parte desta empresa: TOK STOK.

    Segue a minha peregrinação para receber uma mercadoria:

    Realizei no dia 17/05 uma compra, À VISTA, de alguns módulos da linha YEP. Ficando a entrega das portas agendada para o dia 21/06 das portas!

    No dia 21/06 recebo uma ligação informando que apenas parte das portas seriam entregues. Para minha surpresa e indignação, apenas 2 portas foram entregues. Sem a montagem claro!

    Não fui procurado por parte dos responsáveis para saber o motivo, já que pela Delegacia do Consumidor, trata-se de estelionato, a realização de pagamento á vista e a não entrega do mesmo por parte da empresa, além da ausencia da justificativa.!
    Abri uma ocorrencia de n° 1541393 no dia 21/06. Sem retorno! Disseram que me dariam retorno em 72 horas.
    Estou ainda aguardando!

    Mandei um email com reclamação: Não fui respondida!

    No dia 09/07, agendada pela empresa, se daria a entrega do restante. Mais uma vez não foi! Falta agora 1 porta!

    Liguei para o sac, não atendeu…. Liguei para a loja da compra. Fui atendido pela sra Roberta que ficou de me retornar até o meio-dia do dia 09/07! Até agora aguardo o retorno!

    Mais uma vez, abro uma ocorrência: 1549714!

    E mais uma vez, um dia de trabalho, e mais aborrecimentos!

    No momento da compra, não foi esse o tratamento que obtive.

    Coloco minha insatisfação, minha só não.. da minha família e copio alguns orgãos de defesa do consumidor assim como veículos de comunicaçao pela falta de respeito que venho sendo tratada, há dois meses.

    Sem mais para o momento, (e espero que nunca mais precise passar pela dor de cabeça, aborrecimento e constrangimento moral de ficar implorando pela entrega de algo, que comprei e que deveria ter sido entregue na data combinada).

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  5. Andrezza Lopes

    9 anos atrás

    Comprei dia 13/09 duas camas , dois colchões, dois gaveteiros e duas estantes ,depois de confirmadas as mercadorias no estoque paguei no cartão e a compra foi efetuada com sucesso.

    O prazo de entrega era de 5dias, ou seja dia 18/09.

    Um dia antes da data prevista de entrega me ligaram da TokStok para confirmar os itens a serem entregues e se haveria alguém em casa para o recebimento do mesmo. Confirmei tudo.

    Tendo a confirmação de que as camas chegariam no dia marcado EU DEI AS CAMAS E OS COLCHÕES dos quartos dos meus filhos para a empregada, ficando assim meus filhos sem cama no quarto, fiz isso pois iria receber no dia seguinte as camas novas de modo que não ficariam dias camas em cada quarto, certo?

    No dia da entrega, eles fizeram a entrega de tudo menos das camas.

    liguei na TokStok e eles me passaram que;

    A CAMA QUE EU COMPREI FOI RECOLHIDA DAS LOJAS POR DEFEITO. vale ressaltar que em nenhum momento nesses 5 dias de aguardo da entrega alguém me ligou informando que havia tido um engano e que minhas camas não existiam, também ninguém me ligou perguntando se eu gostaria de trocar por outra mercadoria para fazer a entrega correta e também ninguém me ligou para saber se eu queria estornar o valor pago no cartão.

    sendo assim, eu comprei, paguei, aguardei a entrega de um produto que não existia.

    Ainda com os entregadores aqui , liguei para o departamento de entregas para falar com o gerente e para minha surpresa não havia gerente, fui informada que de sábado não há gerente no local. Hora, se um estabelecimento funciona logo ele tem que ter um responsável no local independente do dia , certo?

    Foi então que um dos entregadores ligou do celular dele para alguém da empresa e pediu que me retornasse para resolver o problema.
    Quem me ligou foi o Funcionário Victor que explicou que realmente foi um erro deles me pedindo para eu entrar no site e escolher outra cama que ele garantia que a mesma seria entregue na segunda sem falta e me orientou para não receber os colchões e manda-los de volta, pois aqueles colchões eram de tamanho especifico da cama que eu havia comprado e não serviriam em outra cama.

    Fiz a escolha das camas e dos colchões no mesmo tamanho e devolvi os colchões que haviam sido entregues.

    O problema é: o quarto dos meus filhos são da cor mogno (armario, mesa etc) a cama que eu havia comprado era da mesma cor e a única cama que gostei e que era da mesma cor da minha compra inicial, essa cama era mais cara, eu não acho justo eu pagar a diferença e nem ter que escolher uma cama que não combine com o quarto deles. Minha condição financeira me permite comprar o que FOI COMPRADO DE FATO , agora se eles não tem para entregar a peça que eu paguei, então quem tem que arcar com o prejuízo são eles (os responsáveis pelo problema) e não eu, cliente enganada.

    então ficamos assim:
    1-eles não estornaram o valor das camas e dos colchões que foram pagos.
    2-eles não irão entregar as peças que comprei ( e paguei) , pq simplesmente elas não existem.
    3-eles querem que eu faça a troca por um produto mais caro, sendo que: eu não tenho condições financeiras para comprar a mais cara, se tivesse já teria comprado e não optado por um produto mais barato.

    enquanto tudo isso se resolve, meus filhos não tem onde dormir, tive que pegar colchões emprestados para eles dormirem no chão.

    Ligo lá, já falei com uns 4 atendentes (cada um fala uma coisa) e ninguém resolve nada.
    Já mandei email de reclamação e não me responderam.

    Dá para ser feito alguma coisa?
    Já que eles me lesaram financeiramente ( pois paguei e não recebi)
    e lesaram meus filhos que estão dormindo no chão.

    Estarei encaminhando essa nota para toda imprenssa, vou divulgar no twitter, facebook.
    Já encaminhei para o procon e meu advoado.

    Reply
  6. Gustavo Carvalho

    9 anos atrás

    Cara, você não tá sozinho, apesar de que, no meu caso, o prejuízo foi tempo perdido e aborrecimento aos montes. Se quiser ler sobre o meu caso, visita meu blog (http://oblogdoparaiba.wordpress.com).

    Vou fazer menção ao seu caso nele. Abs!

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Esperamos que com o grande número de insatisfações a Tok & Stok faça alguma coisa para melhorar o atendimento e qualidade. De minha parte, já faz mais de um ano que não compro nada de lá e há mais de um ano que falo mal dela para todos que me perguntam. 🙂

      Reply
  7. Tiago Augusto

    9 anos atrás

    Caro Glauber,

    Acredito que seu relato foi muito importante para que pessoas possam tomar decisões na hora de efetuar a compra. Sendo solidário a você, vou optar por comprar em outra loja o produto desejado.

    Abraços,

    Tiago

    Reply
  8. Rosimeiry Bueno

    9 anos atrás

    Compramos um sofá-cama com cama adicional, uma beliche e um criado mudo. Todas as camas com os devidos colchões, somando-se quatro.
    Retiramos a mercadoria na loja e nós mesmos montamos, o que não foi difícil, pois o gráfico dá todas as dicas.
    Tudo tranquilo, até que…
    Ao sentar no sofá-cama (meu filho) uma das madeiras de sustentação do colchão quebrou.
    Estive pessoalmente na loja onde nos informamos e deixamos contato. Coclusão: funcionários da loja estiveram em minha residência para avaliar e disseram que em 3 dias dariam retorno, o que só ocorreu mais de 10 dias depois informando que não era caso de troca e o defeito se deu por mal uso.
    Uma cama não pode-se sentar que caracteriza mal uso?
    Ainda passaram um número 0800… para aquisição de outra peça para substituição “PAGANDO”, lógico.
    E eu pergunto: Onde está a garantia de 2 anos.Esta loja pode ter a certeza de que darei as piores referências para todos os que conheço.
    Um abraço,

    Rose

    Reply
    • rodger

      9 anos atrás

      Sinto muito, Rose. É uma pena que não tenha visto antes meu post. Eles SEMPRE fazem isso. Vendem os produtos lindos e perfeitos mas, ao primeiro problema que acontece, colocam a culpa no consumidor. Recomendo recorrer à Justiça. E nunca mais recomende esta péssima loja.

      Reply
  9. Elenara

    9 anos atrás

    Olá a todos que relataram sua triste experiência com a Tok&Stok,

    Agradeço a todos pelos relatos, ricos em detalhes, da péssima política de atendimento ao consumidor, que norteia a atuação dessa loja. É lamentável, mas estamos reagindo, o que é muito bom!

    Esses relatos serviram para que eu não compre nenhum móvel de cozinha YEP — era meu objetivo quando comecei a pesquisa. Assim, evitei dor de cabeça e prejuízo financeiro; agora vou em busca de um bom marceneiro, acho que vai ser melhor.
    Abraços,
    Elenara

    Reply
  10. Sirlene

    9 anos atrás

    A Tok Stok parece uma empresa de fachada, toda bonita e cara, mas na hora de entregar, montar e instalar o produto, que encareceram muito p/isso, é uma decepção só, estou a um mês ligando p/ 0800 e mandando e-mails p/ info@tokstok.com.br, e não consegui atendimento ainda. Hoje dei um ultimato, dizendo que vou cancelar a compra e quero o dinheiro de volta, a atendente disse que tenho que voltar à loja, p/me informar. Decepcionante demais!!!!!!!!!!!!!

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  11. Roberta Sales

    9 anos atrás

    Obrigada pelo comentário. Me ajudou bastante pois eu estava decidida a comprar esta mesma cozinha. Agora vou mudar meus planos.

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  12. leticia

    9 anos atrás

    Nossa ! Estava justamente procurando uma cozinha qdo vi seu post. Desisti então de comprar na tok &stok. Valeu

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  13. mariah

    9 anos atrás

    Estava até agora, 4 da madrugada, fascinada com os recursos do site da Tok & Stok, que tem os móveis mais lindos do mundo, quando dei com as reclamações: definitivamente não tenho dinheiro para arriscar. Por ora vou continuar vivendo com os armários antigos de aço. Neles coloco todas a louçaria e panelas há mais de 20 anos. Os velhos armários nem mexem!

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  14. Lucy

    9 anos atrás

    Estava pensando em comprar pelo site e pagar o frete mas depois de ler sobre os problemas com a empresa, desisti de comprar a poltrona.
    Vou ver se encontro outra na Etna.
    Obrigada pelas informações.
    Lucy

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  15. celso

    9 anos atrás

    Estou sofrendo muito com essa Tok&Stok também.
    É UM CRIME ELA CONTINUAR COM AS PORTAS ABERTAS VENDENDO!
    Um total descaso com o consumidor. Um pós-venda terrível, que chega a fazer mal para a saúde.
    Perdi R$18mil, estou sem sala e copa, minha esposa está prestes a iniciar seções de terapia, não tenho como receber ninguém em minha casa, não tenho paz…

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  16. Marcos Porfirio

    9 anos atrás

    Boa Tarde, Lamentável essas experiencias mas vou compartilhar a minha pode ser pura sorte, comprei 6 armarios da mesma Cozinha Yep preta com acabamento em vidro. Usei por 2 anos e não tive nehum problema. Estou para mudar de apartamento e resolvi fazer alguns orçamentos em outros lugares de moveis planejados o preço saiu por 3,5 vezes a mais que na Tok Stok e com o mesmo material. Digo isso por te um amigo marcineiro e consultei o que estão usando no memento na marcenaria. Eu ainda nao fechei a compra da segunda parte da cozinha para o novo apartamento mas é muito possivel que faça isso porque não tive nehum um problema com o produto que comprei

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    • rodger

      9 anos atrás

      Que bom que teve sorte, Marcos… Minha experiência ruim com a Tok&Stok é antiga e minha opinião quanto à empresa não mudou nada. Produtos que podem ser muito bons mas, se algum dia tiver album problema com eles, aí sim você precisará de muuuuita sorte. Abraço.

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  17. Felipe

    9 anos atrás

    Comprei uma conjunto de quarto para minha filha…

    O desing é lindo mas a qualidade lixo

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  18. Bianca

    9 anos atrás

    Comprei um prato carissimo e quebrou sozinho (veio trincado e não vi) voltei no mesmo dia e não trocaram de jeito nenhum. Essa garantia não serve pra nada.

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  19. José Luiz N Viana

    9 anos atrás

    Ratifico o descaso da Tok Stok com os consumidores. Encaminhei diversos e-mail para seu atendimento e nada, não respondem, se calam. Sofri constangimemto na Loja do Shopping Center Recife. Relatei o fato ocorrido, reiterei e nada, permaneceram mudos. É uma lástima terem agido dessa maneira. O que posso fazer é não comprar mais nesse tipo de loja, que trata um consumidor apenas como uma maneira de ganhar dinheiro.

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