Solução perfeita para eBooks no iPhone

Desde que comprei meu primeiro smartphone fui um assíduo usuário de programas leitores de eBooks. Desde o Motorola A1000, passando pelo HTC P3300, a primeira coisa que fazia era percorrer o Google à procura da solução ideal. Nestes dois citados, o primeiro com o sistema operacional Symbian e o segundo um Windows Mobile, utilizava o Mobipocket Reader, que era muito bom e ficava ainda melhor com a utilização do Mobipocket Creator, que gerava eBooks compatíveis com o Reader a partir de qualquer formato (PDF, DOC, HTML, LIT e até TXT).

Agora com meu iPhone, minha busca voltara ao zero. Cheguei até a cogitar a compra de um Sony Reader Digital Book ou até um Kindle, mas como importar fica caro e não queria esperar até a próxima viagem de amigo-parente, decidi insistir em achar algo específico para o iPhone. E, também, nada melhor que concentrar o maior número de utilidades em um aparelho só.

Em fóruns as opiniões concentram-se em três preferidos: Stanza (cuja empresa criadora, a Lexcycle, acaba de ser comprada pela Amazon, dona do Kindle), eReader a Instapaper. Na Apple Store o mais famoso é o Stanza. Gratuito e com uma interface excelente. Um problema comum aos leitores de língua portuguesa é o acesso a livros em nosso idioma. E muitos já possuem diversos livros em suas máquinas e gostariam de utilizá-los diretamente no Stanza, ou, até mesmo, reutilizar aqueles em formato PDB, EPUB ou LIT de outros eBook readers.

Instalei o Stanza mas não tinha muita utilidade porque ainda faltava uma resposta à questão “como organizar minha biblioteca?”. Foi quando encontrei um post que trouxe mais do que respostas. Trouxe a solução. Como o próprio título do post diz, the almost-perfect solution.

O princípio é básico. Todos que migraram para o iTunes para organizar sua biblioteca de mídia ficaram viciados em organização. E para os eBooks não seria diferente. Os meus, por exemplo, ficavam livres, leves, soltos e… desorganizados  em uma pasta “eBooks”. Para organizar este caos o desenvolvedor Kovid Goyal iniciou o projeto open-source Calibre, que visa ser a solução final, de código aberto, para a organização de ebooks. O projeto está em constante desenvolvimento mas já pode ser considerado excelente e cumpre o que promete, além de fornecer um bônus, que é a navegação 3D (semelhante ao iTunes) pelas capas dos livros.

Para resumir, o Calibre, além de converter eBooks dos mais comuns formatos, mantém organizada toda a sua biblioteca por categorias e tags e ainda disponibiliza um servidor que é sincronizado com o Stanza. O post que citei acima apresenta o passo-a-passo para a instalação e execução do conjunto iPhone-Stanza-Calibre mas, para facilitar, apresento abaixo uma livre tradução do texto.

Programas necessários:

  • Stanza: Programa para leitura de eBooks no iPhone. Gratuito na Appstore.
  • Calibre: O Stanza Desktop não gerencia sua biblioteca, algo necessário para quem possui muitos livros. O Calibre é gratuito, de código-aberto e funciona em diversas plataformas.

Utilizando o Calibre:

  • Instale-o. (pode ser baixado aqui).
  • Selecione “Adicionar livros de vários diretórios” para que ele importe toda a sua coleção de eBooks. Todos os formatos mais conhecidos (PDF, LIT, PCR etc) estarão dispostos na sua biblioteca.
  • No canto direito superior selecione EPUB como a saída padrão. É o formato que melhor funciona com o Stanza.
  • Abra uma conta no ISBNdb.com. O Calibre permite que você coloque sua AccessKey para que ele busque os metadados de um livro a partir do ISBN ou livro-autor. Tentei com alguns livros famosos em língua portuguesa e ele trouxe os dados e até algumas capas. Porém, mais sucesso com publicações em língua inglesa.
  • Caso a capa não seja encontrada, basta buscar por ela no Google Images, salvar em sua máquina (em qualquer diretório) e importar a imgem na tela de edição de metadados.
  • Adicione tags. Elas aparecem como assuntos no Stanza. Útil para separar livros de ficção científica, romances etc. Não crie tags por autores pois o Stanza já agrupa os livros desta forma automaticamente.
  • Após organizar os metadados, selecione todos os livros importados, verifique que EPUB foi selecionado como a saída e clique em “Bulk Convert”. Clique em OK e aguarde a finalização dos Jobs criados. Após o término tudo estará organizado. Se você verificar o diretório de saíde do Calibre, provará que, finalmente, sua biblioteca está organizada.

Transferindo seus livros para o Stanza:

Esta parte – a melhor parte – é a mais fácil. Segundo testes feitos pelos usuários do fórum, a sincronização pelo Stanza Desktop não é recomendada pois é lenta, capas são perdidas no processo e alguns arquivos LIT não abrem. Então, vamos ao procedimento correto:  

  1. No Calibre, vá em “Settings” (o ícone com o martelo) e inicie o servidor de conteúdo (Content Server).
  2. Certifique-se que o seu iPhone e seu PC estejam na mesma rede WIFI.
  3. no Stanza iPhone, selecione “Online Catalog” e depois o botão ‘+’ no canto inferior direito.
  4. Selecione “Add Stanza Catalog” e digite um nome para o catálogo. “Minha biblioteca”, por exemplo.
  5. Coloque o IP de sua máquina (Ex. http://192.168.1.2:8080/stanza ). Este IP (192.168.1.2) é o IP interno do seu PC na rede WIFI e não seu IP de acesso à Internet.
  6. Após verificar a lista de livros, basta fazer o download e, voilà, boa leitura!

BTW, já coloquei todos os livros do Caio Fábio em minha biblioteca 🙂

Biblioteca - Autor - Caio Fábio

Espero que muitos possam se beneficiar desse post pois, como diz a série de títulos do Pavablog, “Livros só mudam pessoas”! E, vendo este post sobre Bookcrossing, seria demais alguém deixar um iPhone perdido em algum shopping como presente. lol.

11 Comments

  1. Alair Borges

    9 anos atrás

    Olá amigo… eu possuo alguns títulos em português e já li todos. Tenho muita dificuldade em adquirir títulos em português, já tentei de tudo e só consigo achar livros muito antigos. Será que vc pode me ajudar, me dar algumas dicas onde posso encontrar títulos mais novos, como por exemplo, a trilogia de Crepúsculo, Harry Porter, O Empinador de Pipas etc….

    Obrigado pela atenção

    Alair Borges

    alairborges@mac.com

    Reply
    • Glauber Rodger

      9 anos atrás

      Veja estes dois links. Utilizo-os demasiadamente 🙂 portaldetonando.com.br e stanzalivros.blogspot.com.
      Abraço!

      Reply
  2. Carlos Romero

    9 anos atrás

    Testei o Calibre, mas não fiquei muito satisfeito. Estava procurando uma ferramente simples para converter o formato TXT para o PDB. Depois de muitas experiências frustrantes, encontrei o DROPBOOK, que é oferecido pelo site do eReader.

    O programinha é show de bola. Basta colocar qualquer texto no NotePad, salvá-lo como TXT e depois “jogá-lo” no quadro principal do DropBook. Pronto, em questão de milésimos de segundos você vai ter um eBook no formato perfeito para ler no seu iPod usando o eReader ou o Stanza.

    https://secure.ereader.com/ereader/software/product/15099_dropbook_win.htm

    Reply
  3. Fernanda

    9 anos atrás

    Ei Rodger, tudo bem! Gostei muito do seu tutorial. Comprei meu primeiro Iphone tem uns 5 dias….rs estou apanhando um pouco mas já tenho música, fotos, vídeos, e até livros…mas dos outros. Os meus não consigo colocar. Pois bem, seguindo seu tutorial consegui fazer tudo até a parte de transferindo seus livros para o stanza. Ocorre que estou com um problema q não sei como resolver. Quando eu vou para ferramentas, content server e clico e iniciar servidor ele fica lendo um tempinho e em seguida dá uma mensagem de erro dizendo assim: ERROR: failed to start content server port 8080 not free on ‘0.0.0.0’
    Vc saberia me dizer como consigo resolver isso? Qto ao stanza no iphone está tudo ok, inclusive já importei bibliotecas de outras pessoas e foi tudo certinho.
    Grata desde já pela atenção
    Fernanda

    Reply
  4. Glauber Rodger

    9 anos atrás

    Olá, Fernanda! Que bom que gostou do tutorial. Bom, não tive este problema que você mencionou mas, pela mensagem informada, o calibre está dizendo que a porta 8080 já está sendo utilizada por algum serviço, o que gera este conflito. Você tem algum servidor web ou algum serviço instalado na sua máquina? Por exemplo, um Apache ou IIS rodando na porta 8080 pode causar este tipo de problema… Outra coisa – até mais provável – é que seu anti-vírus ou aplicativo de firewall esteja bloqueando ao acesso a esta porta (8080). Se for o Firewall do Windows, insira esta porta nas exceções que que seja permitida sua utilização. Se tiver algum anti-vírus, desabilite-o temporariamente apenas para testar. Se funcionar, reative o anti-vírus e verifique como liberar a porta, ok? Últimas dicas: tenha sempre a versão mais atual do Calibre e, no próprio Calibre, em “Preferences > Content Server” você alterar a porta que ele utiliza. Abraço!

    Reply
  5. Fernanda

    9 anos atrás

    Você tinha razão…..era mesmo o anti-vírus. Agora estou super feliz….já passei dois dos MEUS e não dos alheios…rs para a biblioteca. Agora estou procurando qual dos executáveis do programa o anti-vírus está “encrencando” para poder efetuar a exceção….mas valeu mesmo pela ajuda viu….muito obrigada!

    Reply
  6. jose gomes

    9 anos atrás

    Viva Rodger,

    eu trabalho numa empresa http://www.leya.com que mt resumidamente é um grupo de editoras, logo editamos muitos livros neste momento estamos a pensar em disponibilizar os mesmos em formato epuub usando o software da adobe contentserver 4.0 para os distribuir aos clientes que nos comprarem epubs na nossa livraria online http://www.mediabooks.pt, no entanto gostavamos tb de os disponibilizar no itunes ou no stanza sae como o posso fazer, isto é como posso vender tb nessas stores os epubs mantendo todos os direitos que eu definir no nosso servidor de contentserver.

    muito obrigado e o seu tutorial está excelente.

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Primeiramente muito obrigado por sua mensagem. Espero que o texto tenha sido útil. Quanto ao iTunes, ainda não sei quais serão as políticas para vendedores de livros que a Apple vai adotar com a chegada ao mercado do iPad. Desta forma, não tenho como ajudá-lo nesta questão. Quanto ao Stanza o processo já é conhecido. Para vender seus livros utilizando você deve entrar em contato com seu criador, a LexCycle, por meio do seguinte link: http://www.lexcycle.com/booksellers. O texto neste link é bem explicativo e tenho certeza que norteará seus próximos passos.

      Reply
  7. Thiago Alencar

    9 anos atrás

    Nossa que post hein!.. Parabéns é pouco.. vc detonou!

    Só faltou uma coisinha rsrrs criar um catálogo online pra compartilhar! Que acha?

    Eu descobri esta maravilha do Stanza hj, mas descobri que só temos 3 catálogos de brasileiros mas nenhum de livros con conteúdo cristão. Topa fazer um? Fico no aguardo de um e-mail seu pra conversarmos melhor ok!

    []s

    Reply
    • admin

      9 anos atrás

      Olá, Thiago. Fico feliz que tenha gostado do post e que tenha sido útil a você. Por favor, compartilhe com o pessoal que acessa o blog os catálogos que você descobrir por aí, ok? 🙂 Quanto à disponibilização de um novo catálogo, hoje não tenho disponibilidade ou interesse para investir tempo nesta empreitada, entretanto, quando eu mudar de ideia, faço questão de entrar em contato com você. Uma dica: procure pelo Google por postagens referentes à integração de catálogos online do Calibre com serviços de virtualização de discos, como o Dropbox, por exemplo. Desta forma, criar um catálogo online fica piece of cake. Grande abraço!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *